Instituto Jatobás

Como Atuamos

Agentes Transformadores

Acreditamos que cada indivíduo é capaz de entender e descobrir suas aptidões e seus maiores potenciais. Ele só precisa de caminhos e direções para fluir. Temos convicção de que, ao unir razão e emoção, consciência e prática, o ser humano se torna um agente transformador, que ganha força quando atua ao lado de outros tantos, assumindo o protagonismo de mudanças positivas no ambiente de trabalho, nas escolas, nos negócios, nas comunidades, nas cidades e no planeta. Ele apenas precisa de apoio para exercer o seu papel e enfrentar desafios complexos.
Por tudo isso, o agente transformador é o nosso público-alvo. Trabalhamos, todos os dias, para criar ambiência e oportunidades qualificadas que contribuam ao seu pleno desenvolvimento,a fim de que, com seus pares, ele possa atuar de forma segura, crítica e solidária no seu território.

Pilares Norteadores

Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos ao longo dos anos, uma série de modelos, ferramentas e práticas que estão estruturados em três pilares:

como-atuamos-jatobas-5-013142

JORNADA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO​

Promovemos jornadas de transformação que integram o desenvolvimento do potencial humano e o aprimoramento das competências e habilidades técnicas, as relações do indivíduo com a comunidade e o incentivo à busca de soluções, visando a prosperidade em sua ampla dimensão (individual, social e econômica).

conexao-redes-instituto-jatobas

CONEXÕES EM REDE

Atuamos em Rede e estimulamos a colaboração, por meio do fortalecimento das interações entre pessoas, grupos e organizações





gestao-do-conhecimento-instituto-jatoba

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Produzimos conhecimento, a partir da realização de pesquisas e sistematizações, para a construção de relações solidárias, coletivas e sustentáveis.




Promovemos com o nosso trabalho o desenvolvimento do potencial humano, a inovação social, a cultura e o empreendedorismo, visando o fortalecimento de indivíduos. da gestão pública e de comunidades.

Cultura

Desenvolvimento do Potencial Humano

Inovação Social do Potencial Humano

Empreendedorismo

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável como macro norteadores de nossa ações

Entendemos que alcançar esses objetivos é um caminho para chegar a todos os outros ODS e para alavancar a agenda de desenvolvimento global até 2030. Somente a partir do comprometimento com a justiça social e econômica é que cada pessoa terá a oportunidade de conquistar um estado completo de bem-estar e, assim, se tornar protagonista de suas atuações política e cidadã.

Nossas ações estão alinhadas a cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Foco em assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade

TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO

Visa promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável

REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES

Busca reduzir a desigualdade

CIDADES E COMUNIDADES

Visa tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO

Visa fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Onde atuamos

Desenvolvimento Territorial

Acreditamos que é no território que as transformações efetivamente acontecem e geram impacto positivo na vida das pessoas. Por isso, atuamos em Pardinho, município no interior de São Paulo e no Campo Belo, bairro localizado na capital, com base no conceito e na prática de desenvolvimento territorial sistêmico e integrado. Como consequência, nossa atuação é expandida de Pardinho para a região da Cuesta e do Campo Belo, para a Zona Sul de São Paulo.

As experiências e os aprendizados adquiridos, na prática, em todos esses anos de trabalho em Pardinho, fizeram com que apurássemos nosso olhar sobre desenvolvimento territorial. Compreendemos que é importante pensar no território como um espaço complexo, onde pessoas, comunidade e sistemas são interdependentes, capazes de promover conjuntamente a transformação e o desenvolvimento socioeconômico. Compreendemos a importância da visão multidisciplinar sobre o território e da colaboração entre o setor público, o setor privado e a sociedade civil.

Pardinho e Região

Pardinho, município de São Paulo, conta com uma população estimada de 6.579 habitantes (IBGE, 2021) e é considerado a capital da música raiz. A cidade está localizada na região da Cuesta Paulista, que fica entre os rios Tietê e Paranapanema, e tem como característica paredões e morros com formação de degraus, relevo que é conhecido como cuesta e dá o nome à região. A Cuesta fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Corumbataí-Botucatu-Tejupá, que apresenta uma forte cultura rural, também conhecida pelo ecoturismo, lazer e turismo sustentável. 

População estimada do território (Cuesta Paulista): 355.400 habitantes (IBGE, 2021).

Nossa atuação:

  • Em Pardinho, apoiamos o Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade, onde são promovidos projetos de fomento à cultura raiz, arte e bem-estar. Além disso, atuamos com projetos para o desenvolvimento local com foco em educação, economia criativa, sustentabilidade e ações de desenvolvimento comunitário.
  • Na região da Cuesta Paulista, trabalhamos na governança de uma rede de economia criativa regional e no desenvolvimento de negócios que atuam em áreas desse segmento, para fomento da cadeia produtiva.

Distrito do Campo Belo, São Paulo

O escritório e o Hub de Inovação Social do Instituto Jatobás ficam no distrito do Campo Belo, localizado na Zona Sul de São Paulo, território caracterizado pela desigualdade: de um lado, encontramos prédios e casas de classe média e alta, comércios de luxo e o aeroporto de Congonhas. Do outro, vemos pessoas morando em barracas improvisadas e casas construídas de forma precária e sem nenhuma infraestrutura. 

No mais recente Mapa da Desigualdade de São Paulo (2021), o Campo Belo aparece 13 vezes entre os dez distritos com as piores colocações nos indicadores mapeados pelo estudo. Na categoria cultura da pesquisa, o bairro é um dos locais onde não há nenhum equipamento público como teatro, cinema, casa de shows, acervos de livros para adultos e crianças etc. Apesar de possuir a 16ª maior arrecadação de IPTU da cidade (2017), Campo Belo está entre os piores índices em habitação, saúde e cultura da capital. 

População estimada: 65 mil habitantes (Prefeitura de São Paulo).

Oportunidades de atuação para 2022: 

  • Estruturação do Centro Cultural (valorização da cultura e do bem-estar).
  • Inovação Social (jornadas e coworking para empreendedores de impacto social).
  • Economia Criativa (fomento de rede e da cadeia produtiva; desenvolvimento do potencial humano e técnico).
  • Instituto Espraiada de Fortalecimento Comunitário ( apoio operacional e articulação junto a rede local).