Newsletter Trimestral
Mais de 6.200 pessoas impactadas. Veja como começamos 2025!

No primeiro trimestre de 2025, mais de 6.200 pessoas participaram das nossas atividades, fortalecendo comunidades e ampliando horizontes.
Oferecemos quatro formações técnicas no setor gastronômico, abrindo portas para novas oportunidades profissionais, e iniciamos uma nova turma de capacitação de jovens, preparando-os para ingressar no mercado de trabalho. Também inauguramos a primeira exposição no Brasil dedicada ao centenário da cantora Inezita Barroso.
Juntos, estamos promovendo mudanças reais através da educação e da cultura. Neste boletim, reunimos os principais destaques. Boa leitura!
PARDINHO E REGIÃO | CENTRO MAX FEFFER

MUSEU TIÃO CARREIRO
A exposição “Inezita, a Voz de Nossa Terra” abriu o ano com um marco histórico: é a primeira no Brasil dedicada ao centenário desta grande artista, pesquisadora, defensora da cultura popular e uma das vozes mais emblemáticas da música caipira nacional. Em cartaz até junho no Centro Max Feffer, já recebeu a visita de mais de 2.500 pessoas.
BIBLIOTECA PÚBLICA DE PARDINHO
Nossa biblioteca é um espaço vibrante de troca e aprendizagem. Com atividades como Contação de Histórias, Mediação de Leitura e os encontros de Jogos de Tabuleiro, criamos um ambiente que cultiva o prazer pela leitura e o fortalecimento de vínculos. Somente em 2025, recebemos 1.638 visitantes, realizamos 22 atividades e registramos 1.076 empréstimos de livros.
INICIAÇÃO ARTÍSTICA
Começamos o ano com novas experiências no Programa de Iniciação Artística: aulas de circo e vivências de educação ambiental na Fazenda dos Bambus. As atividades, voltadas para 60 crianças no contraturno escolar, oferecem uma imersão em diferentes linguagens artísticas, sempre com acompanhamento de profissionais.
CURSOS REGULARES
Yoga, Ballet, Teatro, Kung Fu, Viola, Violão, Catira e o grupo Caipiras da Cuesta fazem parte dos nossos cursos regulares, que atendem 209 pessoas. Nossas aulas gratuitas promovem o bem-estar, equilibram corpo e mente, celebram a cultura popular e incentivam o desenvolvimento integral em todas as idades.
PARDINHO E REGIÃO | FAZENDA DOS BAMBUS

ATIVIDADES E IMERSÕES
Administrada pelo Instituto Jatobás, a Fazenda dos Bambus é um espaço completo para a realização de cursos, retiros e imersões integrados à natureza, a 200 km de São Paulo. No primeiro trimestre, recebemos três experiências voltadas ao desenvolvimento pessoal e uma vivência de educação ambiental para crianças, reunindo 100 participantes.
DESTAQUE NA CNBC NEWS
Nosso projeto de regeneração ambiental, que reflorestou 63% da área total da Fazenda com árvores nativas e bambus — e a comercialização de bambus cultivados de forma orgânica, foram destaque no programa Real Time, do canal de notícias CNBC.
CAMPO BELO | GALPÃO JATOBÁS

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA FÁTIMA VIANA
Em 2025, nossa biblioteca segue como um ponto de encontro para trocas de conhecimento. Mais de 490 pessoas participaram das atividades culturais e educativas que aconteceram por aqui — das oficinas temáticas aos encontros da terceira idade e a animada programação de férias para crianças.
PROGRAMA COZINHA ESCOLA – SABORES QUE TRANSFORMAM
41 participantes passaram pelas trilhas formativas técnicas no setor de gastronomia, nos cursos de Cozinha Básica, Marmitas, Confeitaria e Panificação. Uma parceria com o Instituto Capim Santo e a Fundação Salvador Arena, abrindo novas oportunidades de trabalho e geração de renda.
PROGRAMA JOVENS CRIATIVOS
Com foco na inserção profissional, iniciamos uma nova turma do programa, que está preparando 30 jovens periféricos para sua primeira experiência no mercado de trabalho. A formação combina trilhas técnicas, fortalecimento da autoestima e vivências culturais, como a visita à exposição “Comigo Ninguém Pode”, de Jeff Alan – ampliando o repertório e as perspectivas dos participantes.
GALPÃO DE PORTAS ABERTAS – 1ª EDIÇÃO
A primeira edição do ano reuniu 250 pessoas em um dia de atividades gratuitas para a comunidade. A programação incluiu aulas de capoeira, dança e teatro, além de ações de cidadania como cortes de cabelo, tranças, atendimento com assistente social e distribuição de absorventes.
Por meio da educação, cultura e inclusão produtiva, seguimos criando oportunidades para um futuro mais próspero. Agradecemos a todas as pessoas e organizações que estão junto com a gente nessa construção coletiva.
Até a próxima! Equipe Instituto Jatobás