“Se quisermos efetivamente criar um futuro sustentável (o que até agora não estamos conseguindo fazer), teremos que compartilhar e aplicar em cada país as melhores ideias dos líderes pensadores de todo o mundo. Os desafios são enormes e o tempo curto para resolvê-los. Não podemos nos dar ao luxo de perder tempo e esforços repetindo erros ou reinventando ideias de outros. O livro Os 50 + mais importantes livros em Sustentabilidade é uma pequena contribuição para a difusão de alguns dos melhores pensamentos sobre sustentabilidade dos últimos anos 50 anos.

Estou especialmente feliz que o livro estará disponível em português e será lançado no Brasil. Não só o Brasil tem sido fundamental na evolução conceitual da Sustentabilidade (da original Cúpula da Terra no Rio em 1992 à Rio+20 no próximo ano), mas continua no centro dos desafios globais que ainda enfrentamos, do desmatamento da floresta tropical à desigualdade social. Ao mesmo tempo, muitas empresas pioneiras, como Natura e Semco, estão mostrando que o Brasil também pode estar no centro da solução”. Wayne Visser

Wayne Visser é fundador e diretor do think tank-CSR Internacional e autor de doze livros, incluindo The Age of Responsibility: CSR 2.0 and the New DNA of Business (2011), The World Guide to CSR (2010) e The A to Z of Corporate Social Responsibility (2010).

Além disso, Wayne é associado sênior do Programa de Liderança de Sustentabilidade da Universidade de Cambridge, professor visitante de Sustentabilidade da Magna Carta College, Oxford e Professor Adjunto de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na La Trobe Graduate School of Management, Austrália.

Antes de obter seu PhD em Responsabilidade Social Corporativa (Nottingham University, UK), Wayne foi diretor de serviços de sustentabilidade da KPMG e analista de estratégia da Cap Gemini na África do Sul. Suas outras qualificações incluem mestrado (MSc) em Ecologia Humana (Edinburgh University, Reino Unido) e bacharelado em Ciências Empresariais com honras em Marketing (Cape Town University, África do Sul).

Em 2011, Wayne foi citado no Top 100 Líderes Pensadores na Europa e no Oriente Médio 2011 (ranking feito pelo Centre for Sustainability & Excellence and Trust Across America). Também foi vencedor do prêmio Outstanding Contribution Autor no Emerald Literati Awards for Excellence 2011 e recebeu o Outstanding Teacher Award do MBA Warwick 2010/11.

Seu trabalho o levou a mais de 50 países nos últimos 20 anos. Em 2010, sozinho, fez um tour mundial “RSC Quest” (“busca por RSC”) em 20 países, para compartilhar as melhores práticas em responsabilidade corporativa e sustentabilidade.

Wayne vive em Londres, Reino Unido, e gosta de arte, de escrever poesia, passar tempo ao ar livre e viajar em seu continente natal, África. Mais informações em www.waynevisser.com.