Rede-Comunidade de Inovação Social

É uma iniciativa do Instituto Jatobás que facilita e anima a formação e o funcionamento de grupos de modo colaborativo, em temas de inovação social, cidadania ativa e desenvolvimento sustentável.

Para viabilizar a proposta, três modos de estímulo e apoio são possíveis: incubação, aceleração ou incentivo. Todos possuem base compartilhada de metodologias, orientação, conhecimento, tecnologia social e infraestrutura.

Na sequência, os grupos constroem conexões e passam a integrar ampla estrutura de rede, distribuída e fortemente conectada, com o objetivo de unir esforços e gerar maior valor social.

 

Contexto

Com o despontar da nova Era Social - que é a evolução das eras Industrial e do Conhecimento - urge também o emergir de inovação social correspondente, cujas características principais são: perspectiva colaborativa e empática, funcionamento em rede, horizontal, plural, open source, adaptável e com foco nas pessoas. Elementos como cocriação, rapidez e interatividade acompanham esse ciclo e começam a substituir os atuais padrões de comportamento e o business as usual.

 

Nossa motivação

O Instituto Jatobás, imbuído pelos desafios desses novos tempos e pela missão de influir para ampliação da consciência e construção de um caminho coletivo, solidário e sustentável, delineou posicionamento estratégico com foco na construção de nova participação política por meio da articulação e animação de ampla rede-comunidade de grupos organizados.

 

A Rede-Comunidade de Inovação Social é composta por cinco blocos:

 

Ícone - Modelo Inspiracional

Modelo Inspiracional

A iniciativa tem como inspiração o programa Think&doTank João Salvador Furtado (www.tdtsustentabilidade.org), mantido pelo Instituto Jatobás, que é uma coalizão de pessoas e organizações, estruturada em três pilares: Conhecimento (produzir, levantar e disseminar saberes em desenvolvimento sustentável), Relacionamento (dialogar, conectar e mobilizar) e Ação (executar atividades e projetos).

 

Ícone - Iniciação e Planejamento

Iniciação e Planejamento

Reconhecimento da situação atual das pessoas envolvidas que desejam formar um grupo. Os aspectos considerados nesse bloco são: demonstração das competências, aproximação metodológica, grupalização, definições estratégicas e análise de viabilidade da formação de grupo. Nesse momento são também definidos o foco inicial, a abrangência e as condições de apoio (temas e princípios delimitadores).

 

Ícone - Apoio ao grupo

Apoio ao Grupo

O processo de animar e facilitar o desenvolvimento de grupos por meio de tecnologia social e ferramentas de gestão adequadas se dá de três maneiras. Essas possibilidades de apoio são oferecidas de acordo com o grau de maturidade identificado: Incubação (grupo em fase de criação ou estágio inicial), Aceleração (grupo em desenvolvimento) e Incentivo (grupos já formados e em atuação).

 

Ícone - Multiplicação

Multiplicação

Exponenciação social que ocorre pela replicação dos saberes e experiências. Nessa etapa se dá a escalabilidade pela gestão do conhecimento, a sistematização dos processos e o monitoramento e avaliação de indicadores.

 

 

Ícone - Integração à Rede

Integração à Rede

O estágio mais avançado dos grupos se dá com a integração entre eles para formação de rede aberta, distribuída e colaborativa, conectada e integrada entre si e a outras redes e grupos, que visa o aprimoramento e o enriquecimento dessas conexões e das relações entre as partes.

 

 

Formas de Apoio:
INCUBAÇÃO  ACELERAÇÃO INCENTIVO

INCUBAÇÃO 

Estágio de apoio: Criação

Serviços propostos: Serviços estruturantes

Tempo e presença: Atuação participativa

Ferramentas e recursos: Estrutura inicial, Diagnóstico e Análise de viabilidade, Estratégia e Planejamento

ACELERAÇÃO

Estágio de apoio: Validação e preparação

Serviços propostos: Processos inovadores e de avaliação

Tempo e presença: Estímulo das ações e conexões

Ferramentas e recursos: Implementação de plano de ação, Estrutura, Gestão de Relacionamentos

INCENTIVO

Estágio de apoio: Multiplicação e escala

Serviços propostos: Comunicação e fortalecimento

Tempo e presença: Animação das conexões

Ferramentas e recursos: Orientação para participação em rede, Fundraising e Marketing

Saiba como fazer parte dessa iniciativa:

Clique Aqui!

 

Dúvidas, comentários e sugestões, entre em contato conosco:

rede-comunidade@institutojatobas.org.br

Telefone: (11) 3473-1441

 

Comments

comments