Gestão Municipal

Ecopolo Gestão Municipal é o resultado de uma parceria entre o Instituto Jatobás e a Prefeitura Municipal de Pardinho.

O Instituto Jatobás apóia o poder público local, introduzindo os conceitos de sustentabilidade nas ações que estruturam o crescimento e desenvolvimento municipal. As ações estão focadas na preparação do futuro da comunidade e das organizações locais, em harmonia com os bens que a natureza oferece, melhorando a qualidade de vida para as pessoas e potencializando a economia.

 

Principais ações do Ecopolo Gestão Municipal:

- Coleta Seletiva

- Cadeia Agroecológica

- Licitações Sustentáveis

- Eficiência Energética

- Arborização urbana

- Organização de artesãos

- Contribuições para programas governamentais, como: Plano Diretor Municipal Sustentável, Município Verde-Azul, Gestão da Área de Proteção Ambiental, interação com Conselhos Municipais e com o CEDEPAR (Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo)

 

O Ecotime

Com a ajuda do Instituto Jatobás, a Prefeitura Municipal de Pardinho está empenhada em transformar o município em espaço sustentável “modelo”. Através do Ecopolo Gestão Municipal estão sendo realizadas ações que estruturam o crescimento e desenvolvimento municipal com base em conceitos de sustentabilidade.

O Prefeito e diversos secretários municipais assumiram um grupo de trabalho incumbido de pensar e propor projetos e ações sustentáveis para Pardinho. Este grupo, conhecido hoje como o “Ecotime”, se reúne periodicamente com a equipe do Instituto Jatobás e, juntos, projetam um futuro melhor para o Município. Fazem parte da pauta atual de discussão do Ecotime temas como:

  • A melhoria da classificação no Programa Município Verde e Azul, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, que define 10 diretivas (Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente), para que o município planeje sua gestão ambiental.
  • “MVA Ampliado”: Programa Município Verde e Azul, acrescido das diretivas Ecopolo) para incluir temas adicionais, de interesse para Pardinho, como por exemplo, Eficiência Energética, Agroecologia, Inserção de Sustentabilidade em Políticas Públicas, Economia Solidária, Fórum de Conselhos Municipais, Cultura da Sustentabilidade, Turismo Sustentável, entre outros.

A formação de Ecotimes como este é uma das etapas previstas pelo Ecopolo Gestão Municipal para engajar os cidadãos de Pardinho na construção de um município sustentável, com melhor qualidade de vida e desenvolvimento econômico.

Comentários

Comentários