Educação

Ecopolo Educação promove o desenvolvimento das pessoas ao ampliar a consciência, compreensão e incorporação de novos conhecimentos e condutas, visando a harmonia entre as dimensões pessoal e coletiva.

A educação é atividade permanente no Sistema Ecopolo de Desenvolvimento Sustentável, sempre orientada para a mudança e a evolução das pessoas e organizações.

 

Educação para a Sustentabilidade

Educação para Sustentabilidade é o processo – e seus efeitos - de transmitir conhecimentos e experiências às pessoas, a fim de que suas ações favoreçam o desenvolvimento sustentável humano por tempo indeterminado.

 

Ferramentas do Programa Ecopolo Educação

  • Utilização de modelos para identificação, mobilização, comunicação e sensibilização individual e coletiva, tais como “Educação Global,” “Educação para a Cidadania” e metodologias afins.
  • Uso de técnicas pedagógicas, formais e não-formais, para públicos bastante diversos, tais como professores, agricultores, empresários, trabalhadores e outros.
  • Adequação de conteúdo temático ao tipo de público, ao estágio de conscientização e à capacidade de incorporação de novos conhecimentos.
  • Criação de programas específicos de sensibilização, capacitação, treinamento e educação, de acordo com os diferentes públicos e objetivos.

 

Conheça as ações do Ecopolo Educação:

Programa de Capacitação em Educação para Sustentabilidade

O primeiro grupo de trabalho foi com os educadores da rede formal e não formal, com o objetivo primordial de capacitar os participantes para mudanças rumo a uma educação embasada em princípios, valores e atitudes para a ética socioambiental.

O trabalho foi realizado em quatro etapas:

1. Sensibilização

2. Planejamento escolar

3. Curso de capacitação em educação global para a sustentabilidade

4. Capacitação de projetos (atendendo as necessidades do próprio grupo) e acompanhamento

1. Sensibilização
Com apoio da Secretaria de Educação do Município, foram convocados todos os educadores para o programa. O objetivo inicial foi conhecer o contexto no qual os professores e diretores estavam atuando e propor um trabalho conjunto de planejamento escolar.

2. Planejamento escolar
O Instituto Jatobás trabalhou com os professores no Planejamento Escolar, de forma a incorporar uma visão de educação para a sustentabilidade, baseada nos princípios e pedagogia da “Educação Global”.

3. Curso de capacitação em educação global para a sustentabilidade
Os professores foram convidados a participar deste curso, com duração de um ano, a partir de um trabalho desenvolvido em parceria com o Núcleo Internacional de Educação e Gestão Ambiental (NIEGA).

Através de encontros presenciais e à distância, a proposta foi a de capacitar todos os professores da rede pública de ensino para a construção de um processo participativo e democrático.

O objetivo foi desenvolver um conjunto de competências (conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e de metas adequadas, de forma a estabelecer um compromisso ético da escola e da comunidade escolar para promover a sustentabilidade e contribuir para uma mudança cultural.

 

Centro de Inclusão Digital – CID

Em parceria com a Fundação Bradesco, o CID propicia à população do município o acesso ao conhecimento e a capacitação em tecnologia da informação. Com isso, viabiliza-se a inserção econômica do cidadão ao lhe proporcionar maior qualificação para o mercado de trabalho, bem como a possibilidade de iniciativas empreendedoras. Adicionalmente, promove ainda o estabelecimento de parcerias locais e regionais e ampliação do mercado pela utilização da Internet.

 

Biblioteca Comunitária

Realizado em parceria com o Instituto Ecofuturo e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), o programa Biblioteca Comunitária conta com um espaço privilegiado de acesso aos livros, para a construção do conhecimento. Contribui para a formação continuada do cidadão e proporciona o desenvolvimento das competências da leitura e escrita, essenciais à emancipação e a um maior protagonismo social e profissional.

Comentários

Comentários