Cultura

Difundir e disseminar a cultura da sustentabilidade faz parte de todas iniciativas promovidas pelo Centro Max Feffer Cultura & Sustentabilidade

O Ecopolo Cultura promove o resgate, a preservação e a difusão das manifestações locais por meio da programação cultural.

Desta forma, contribui para a valorização e o reconhecimento da identidade cultural local e, conseqüentemente, da identidade cultural brasileira.

O planejamento e realização das ações culturais estão fundamentados nos princípios de sustentabilidade, entre eles:

  • O tripé da Sustentabilidade - Social, Ambiental e Econômico.
  • O resgate da memória e referências históricas da cidade.
  • O desenvolvimento cultural da cidade e sua vocação local.
  • A Integração cultural regional / nacional.
  • O embasamento educacional visando à formação de multiplicadores.
  • Programação cultural para fruição artística.
  • Atitudes e boas práticas para a sustentabilidade.

As ações desenvolvidas têm como diretrizes o resgate e difusão da memória local, assim como a interação e transversalidade, por meio do convívio social proporcionado pela criação, educação e fruição artísticas.

 

Objetivos do Ecopolo Cultura:

  • Trabalhar a perspectiva social, ambiental e econômica da região por meio da cultura visando à sustentabilidade;
  • Gerar conteúdo e promover a integração cultural. Pensar a cultura como elemento universal e como um elo com outros povos.
  • Unir vocação local aos princípios de sustentabilidade.
  • Resgatar, preservar e difundir as manifestações locais por meio da programação e dos projetos realizados e apoiados pelo Centro e assim contribuir para a valorização e reconhecimento da identidade cultural local e, consequentemente, da brasileira.

O conteúdo das atividades culturais propostas foi estruturado a partir da demanda e potencial local, bem como da oferta externa e do que é referência em desenvolvimento cultural sustentável. Para tanto, a programação conta com 6 módulos:

1. Programação cultural: projetos que proporcionem a fruição artística e a formação de público espectador por meio de uma programação de qualidade.

2. Arte e Cidadania: Promoção da experiência artística como forma de reflexão, de ampliação de repertório e de formação, estimulando a consciência individual e coletiva sobre o entorno e a prática da cidadania, buscando a construção de um caminho coletivo e o respeito à cultura.

3. Estímulo à Criação e Produção Artística: apresentação dos talentos da cidade criando condições para que os artistas produzam e aprimorem os seus trabalhos, a fim de ampliar a produção artística local.

4. Cultura da Sustentabilidade: Adoção de práticas que promovam o bem estar e respeito ao meio ambiente e a capacitação de pessoas em conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento humano.

5. Espaço Comunidade: Espaço para abrigar iniciativas da comunidade, favorecendo a participação por meio de encontros, reuniões, oficinas, etc.

6. Educação musical: Formação e profissionalização de músicos locais.

Comentários

Comentários