Pardinho fica entre 100 primeiros no programa Município VerdeAzul

Pardinho garante 90º lugar entre os 410 municípios participantes. Botucatu ficou com a segunda colocação

 

Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

Ao participar, cada um dos municípios paulistas indica um interlocutor e um suplente, que serão o elo de comunicação entre a cidade e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Para a realização do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking ambiental dos municípios paulistas”.

Para a secretária de Estado do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, “o que faz o Programa Município VerdeAzul acontecer é o apoio dos prefeitos e o trabalho intenso dos interlocutores. É a maior iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente de alcance local, que beneficia municípios, munícipes e todo o Estado. O resultado do Programa é um termômetro que mostra quais as necessidades do município para que o governo possa atuar”. A secretária lembrou também que “entre as novidades para 2016, deverá haver a união de esforços dos municípios para o Programa Nascentes. Teremos novos critérios para fortalecer a restauração ecológica nos municípios”

Confira o ranking completo: Ranking PMVA 2015

 

O ciclo 2015 contou com 410 cidades, que apresentaram seus relatórios finais, com as ações ambientais realizadas, e 111 cidades (27%) foram certificadas, com uma pontuação superior a 80,0. Pardinho obteve nota 81.04 e garantiu, pelo segundo ano consecutivo, sua certificação no programa, subindo 22 posições em comparação com o resultado de 2014.

Durante a cerimônia de premiação foi concedido, também, o Prêmio Franco Montoro, para os melhores colocados no ranking em cada uma das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos. O prêmio foi idealizado em homenagem ao fundador do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), embrião da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e defensor da descentralização administrativa e fortalecimento dos municípios.

Confira os premiados: Premio Franco Montoro

Para a coordenadora do Programa Município Verde Azul, Lie Shitara Schutzer, a divulgação do ranking ambiental não encerra as ações do Programa: “É um trabalho para que todas cidades tenham condições reais de participação”.
Com a divulgação do ranking, os 618 municípios cadastrados já estão mobilizados para o novo ciclo. A última cidade a aderir ao Programa foi Tapiraí.

 

 

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo

Comentários

Comentários